terça-feira, 15 de maio de 2007

O ÁLCOOL MATA! Como?



O álcool mata!
Portugal é um dos países cujo consumo de álcool por cada habitante é elevado.
A sua ingestão não moderada, para além das graves consequências que a acarreta para a saúde, está na base dos enúmeros problemas financeiros, familiares e sociais e o seu consumo, o mesmo que não excessivo e é a causa directa ou indirecta de enúmeros acidentes de viação de que resultam milhares de vítimas.
Devido aos efeitos que provoca, as bebidas alcoólicas são tidas como estimulantes que activam os processos físicos e mentais.
Mas a realidade é bem diferente:
o álcool é, de facto, um depressor que prejudica as capacidades psicológicas mesmo se ingerido em pequenas doces.


O álcool no organismo.

Só cerca de 5% do álcool é eliminado directamente através da expiração, saliva, transpiração e urina.
O restante passa rapidamente para a corrente sanguínea através das paredes do estômago e da parte superior do intestino delgado sem sofrer qualquer transformação química.

Quando o álcool atinge o cérebro, o órgão abundantemente irrigado do sangue, afecta progressivamente, as capacidades sensoriais, perceptivas, cognitivas e motoras, incluindo o controlo muscular e o equilíbrio do corpo. O álcool interfere, assim, negativamente em todas as fases em que, academicamente, se divide a tarefa da condução.
A alcoolémia afecta as capacidades físicas e psíquicas do condutor quase logo a seguir a ingestão da bebida alcoólica, levando o processo de absorção de 60 a 70minutos a completar-se, atingindo o valor máximo no intervalo de ½ e 2 horas conforme as circunstancia do momento.


Sem comentários: