segunda-feira, 7 de maio de 2007

Taxa de alcoolémia no sangue

Exprime-se por gramas de álcool puro num litro de sangue. É a medida mais habitual para avaliar a intensidade da concentração alcoólica no organismo num dado momento, podendo o seu valor ser influenciado por diversos factores.

Peso → as pessoas mais pesadas, normalmente, apresentam taxas menos elevadas, comparativamente com pessoas com menos peso.

Idade e sexo → estes dois factores diferenciam a forma de desenvolvimento do processo de metabolização do álcool. A capacidade metabólica face ao álcool é, em geral, significativamente inferior nos adolescentes do que nos adultos. Da mesma forma as mulheres estão, como grupo, pior dotadas para a defesa enzimática face ao álcool do que os homens e pela menor quantidade de água que o seus organismos contêm.

Fadiga
Ingestão de determinados medicamentos
Graduação alcoólica da bebida
Assim, facilmente se compreende que a mesma quantidade de álcool, contida na mesma bebida, ingerida por pessoas diferentes origine taxas de alcoolemia diferentes. Por outro lado um mesmo indivíduo pode acusar taxas diferentes, com a mesma quantidade de álcool existente na mesma quantidade bebida, consoante o seu estado psicofisiológico
e a situação em que o ingere.

Sem comentários: